sábado, 21 de janeiro de 2012

Dicas para lazer: Portugal

Conheça algumas maravilhas de Portugal.



Portugal pode ser um país territorialmente pequeno, principalmente se for visto a partir de 
parâmetros brasileiros, mas se tem algo em que os portugueses são grandiosos isso está em seus monumentos, construídos e naturais. Não é à toa que em 2007, enquanto os países de todo o globo se mobilizavam para eleger as 7 Novas Maravilhas do Mundo, Portugal abriu a votação para escolher os seus sete monumentos mais importantes. Recentemente, uma nova eleição foi proposta para a população e, em setembro foram conhecidas as 7 Maravilhas Naturais de Portugal, numa solenidade de gala transmitida ao vivo, em horário nobre pela RTP, a principal emissora de televisão do país.



Os critérios para eleger as belezas naturais levaram em conta a diversidade e a importância ecológica do local, o significado histórico e cultural, o estado de conservação e, como último fator eliminatório: não ter sofrido intervenções humanas por razões estéticas. Com isso em mente, especialistas de diferentes áreas – desde arquitetura, biologia, educação, arqueologia, oceanografia, história entre outras – resumiram uma longa lista de paisagens portuguesas em 77 opções, dentro das seguintes categorias: grutas e cavernas, zonas marinhas, praias e falésias, florestas e matas, grandes relvados, áreas protegidas e zonas aquáticas não marinhas. As três mais votadas em cada uma das sete categorias formaram o grupo de 21 finalistas.


O voto podia ser validado pela internet, chamada telefônica ou envio de SMS. Durante todo o verão – entre julho e setembro –, a RTP deslocou suas equipes de apresentadores aos 21 locais em disputa e transmitia dali o seu programa vespertino “Verão Total”. Em setembro, quando as “urnas” foram abertas, a ação contabilizou mais de 650 mil votos e as 7 Maravilhas Naturais escolhidas foram: o Portinho da Arrábida, em Lisboa; a floresta Laurissilva, na Madeira; asgrutas de Mira de Aire, na região Centro; o Parque da Reserva Natural da Ria Formosa, no Algarve; o Parque Nacional da Peneda-Gerês, no Norte; a Lagoa das Sete Cidades e  a paisagem vulcânica da Ilha do Pico, ambos nos Açores. 

Já para a escolha dos sete monumentos mais imponentes do país, em 2007, os critérios utilizados foram o valor arquitetônico, cultural e histórico, as técnicas de construção, a singularidade,  o simbolismo, a representação de uma época ou estilo e o interesse turístico. De uma lista inicial com quase 800 monumentos indicados pelo Ippar (Instituto Português do Patrimônio Arquitetônico), um conselho formado por especialistas de diferentes áreas chegou aos 21 finalistas. 

A ação contou com 350 mil votos e a escolha dos monumentos eleitos não foi geograficamente tão democrática, como ocorreu com as paisagens naturais, que privilegiou o país de Norte a Sul e as duas regiões autônomas – os arquipélagos dos Açores e Madeira. Na região de Lisboa estão três das Sete Maravilhas de Portugal, que são o Palácio da Pena, o Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém. Na região Centro estão outras três: os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha e o Castelo de Óbidos. No Norte, a maravilha escolhida foi o Castelo de Guimarães. Veja mais detalhes sobre cada um dos monumentos abaixo.

Além de ser um grande chamariz para operadores turísticos, a escolha pelas sete maravilhas do país motivou a população a conhecer melhor e a proteger o seu próprio patrimônio. De acordo com a fundação New 7 Wonders Portugal, que é a responsável pela ação, as visitas aos locais e monumentos eleitos cresceram 30%.


Castelo de Guimarães

Guimarães é conhecida como a cidade onde nasceu Portugal e o seu primeiro rei – D. Afonso Henriques. O seu castelo foi construído em 958 para proteger a cidade de possíveis invasões mulçumanas e foi remodelado aos longos dos séculos até chegar na forma que é atualmente. Foi usado como prisão municipal no século XVI e classificado como monumento nacional em 1908. 




Mosteiro de Alcobaça


Além de ter sido eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal, esse mosteiro foi classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco. É considerada uma das primeiras obras no estilo gótico feitas em Portugal, em 1178, repleto de detalhes manuais.  O monumento guarda os túmulos de  D. Pedro I e de D. Inês de Castro (imagens abaixo), que são os protagonistas de uma trágica história de amor. Conta a história que, impedido de ficar com o grande amor da sua vida, D. Pedro determina que os seus restos mortais sejam enterrados ao lado dos de D. Inês de Castro, assim, no dia do juízo final, os dois se reencontrarão. O clima de amor eterno permeia toda a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário