segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dicas de lazer: Pontos Turísticos

Solo Sagrado de Guarapiranga



Localizado na região sul de São Paulo em área que conserva parte da Mata Atlântica, o Solo Sagrado do Guarapiranga, com seus 327.500 m², é um dos maiores espaços para contemplação da natureza e meditação já existentes no Brasil.
A ideia dos solos sagrados foi criada por Mokiti Okada (conhecido também como Meishu-Sama), que iniciou em 1945, no Japão, a construção de protótipos de paraísos terrestres, onde reinaria a harmonia entre a beleza da natureza e a criada pelo homem. Assim, em 1995, nasceu o Solo Sagrado do Guarapiranga.
Uma exuberante vista já se descortina após passar pelos portões de entrada: de um lado, o imenso mundo das águas da Represa de Guarapiranga; de outro, jardins em seus mais variados tons.
Um dos grandes destaques do Solo Sagrado é seu grandioso templo, construído em forma de anel. O templo possui três santuários: o Santuário de Deus Supremo, o qual apresenta uma torre de 71 m de altura que tem como objetivo captar energias cósmicas; o Santuário de Mokiti Okada, encontrado ao lado direito do Solo Sagrado; e o Santuário dos Antepassados, ao lado esquerdo, lugar especial para se orar pelos entes que já partiram. Além dos santuários, há um dia especial em que ocorre o Culto de Agradecimento às bênçãos alcançadas no mês, que reúne cerca de 20 mil pessoas.
Conta ainda com um Centro Cultural, que contém obras periodicamente renovadas de diferentes artistas, além de salas multiuso e de audiovisual. Mais do que expor obras, o Centro Cultural espalha a tradição japonesa através de suas oficinas de Ikebana (arranjo floral) e demonstrações da cerimônia do chá (típica comemoração japonesa), oferecidos regularmente.
Apresenta também duas praças de alimentação; locais para piquenique, como a Orla da Represa, com 20 mil metros quadrados de gramado, com diversas árvores que oferecem ótimas sombras para descanso; e diferentes espécies de animais silvestres soltos, como corujas, esquilos, macacos, quatis, tatus e preguiças.
Aos finais de semana, o Solo Sagrado presenteia seus visitantes com um passeio guiado e gratuito que ocorre de hora em hora e não necessita de agendamento. Os guias são voluntários que realizam atividades de conhecimento, entretenimento e interação através da apreciação da natureza por toda a área que esse magnífico ponto turístico proporciona a todos que o recebem.
Serviço:
Solo Sagrado de Guarapiranga
Estrada do Jaceguai, 6.567 – Jardim Casa Grande
Parelheiros – zona sul de São Paulo
Funcionamento: de quarta a domingo, das 8h às 17h
Aberto aos feriados (exceto em segundas-feiras e terças-feiras)
Tel: (11) 5970-1000
Site: www.solosagrado.org.br

sexta-feira, 27 de abril de 2012

RAFTING: OPÇÃO PARA TURISMO DE AVENTURA E CONTATO COM A NATUREZA A 85 KM DE CURITIBA


Localizado em Cerro Azul, a cerca de 85 km de Curitiba, o rio oferece aproximadamente 10 km de corredeiras onde é possível praticar o esporte em graus de dificuldade diferentes que variam do nível I ao III, favorecendo não só a participação de pessoas à procura de emoção, mas também de toda a família, uma vez que permite crianças a partir de oito anos.
“Atualmente existe uma série de normas que regulamentam o turismo de aventura no Brasil. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável por esta regulamentação, o que torna o Rafting bastante seguro reduzindo o risco de acidentes para praticamente zero”, explica Daniel Spinelli diretor da Praia Secreta Expedições, empresa que organiza grupos para praticar Rafting no Rio Ribeira.
A empresa opera na região desde 2005 e aten de cerca de 1.500 pessoas por temporada. “Desde o mês passado tem aumentado a procura pelo passeio que chega a seu ápice no verão devido ao calor e às férias”, relata.
O rafting é a descida de rios com corredeiras em botes infláveis onde um condutor coordena a equipe que rema e aprecia as paisagens durante o passeio. As empresas que operam os percursos devem oferecer ao participante todos os equipamentos necessários como bote, remo, capacete, colete salva vidas, além de seguro atividade e condutores especializados de acordo com normas ABNT.
Para aproveitar bem o passeio é indicado usar roupas leves e simples como shorts, camiseta e tênis. Não é permitido entrar nos botes descalço. Na mochila não deixe faltar repelente e protetor solar.
Pacote - Para praticar rafting como atividade turística não é preciso grande investimento. Os pacotes custam de R$ 62 a R$ 139 por pessoa e incluem todos os equipamentos necessários, o acompanhamento de condutores e seguro atividade. O que diferencia o valor são os níveis de dificuldade do trajeto e itens opcionais como alimentação e imagens do praticante durante a descida.
A Praia Secreta Expedições oferece várias modalidades para o passeio. O Rafting Expedição é um percurso de cinco horas realizado na parte mais agitada do rio indicado para pessoas com alguma experiência e que buscam mais emoção. O Rafting Classe II é ideal para iniciantes e tem duas horas de duração. Tem ainda um pacote especial para crianças acima de quatro anos e o Rafting Noturno, realizado em noites de lua cheia.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Lazer: VÔO LIVRE

A prática de vôo livre feita com asa delta ou parapente foi iniciada por pára-quedistas com a intenção de aumentar a permanência nos céus. Diferente dos outros esportes aéreos que buscam emoção durante o momento da queda, no vôo livre a intenção é subir e permanecer no ar, bem perto do céu. Para que isso aconteça o esportista deve fazer um curso de instrução com aulas práticas e teóricas que ensinam técnicas para reconhecimento de correntes de ar quentes, também chamadas de correntes térmicas. Além disso é necessário saber usar os equipamentos para que se consiga planar suavemente no ar e subir a grandes altitudes.

O equipamento de asa-delta é feito com um tecido especial, bem resistente, que absorve o ar quente fazendo com que o piloto e a estrutura de tubos de alumínio consiga ganhar altura. A grande satisfação dessa modalidade esportiva é saber que os vôos são feitos com o auxílio das forças da natureza que transportam os praticantes a alturas surpreendentes. Os mais treinados conseguem praticar o vôo de “Cross-Country” onde o piloto consegue viajar de uma cidade para outra ou a lugares muito distantes do ponto de decolagem.

Para se fazer um vôo bem sucedido é necessário checar todos os equipamentos seguindo as regras de segurança do esporte. É preciso também analisar as condições climáticas já que em dias de céu nublado ou muito frio os vôos não podem acontecer. Além disso, o uso de equipamentos de segurança como o capacete, cinto e mosquetão são obrigatórios.

O vôo livre pode ser praticado sem a presença de instrutor por homens e mulheres, com mais de 18 anos, que possuam o Certificado de Piloto Desportivo que é dado pelo Departamento de Aviação Civil do Ministério da Aeronáutica. Para quem quer só ter a sensação de voar, o mais indicado é fazer um vôo duplo, onde não é necessário nenhum tipo de preparo ou técnica.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Lazer: Motocross

O motocross é uma modalidade de esporte radical, praticada sobre as motos de estilo Enduro, são várias as categorias do Motocross, como: Arenacross, Trial e Enduro. Motocross(freqüentemente encurtou (MX) ou MotoX) é uma forma de motovelocidade ou Off road, que os pilotos sujeitaram circuitos de fora-estrada inclusos em circuito fechado e são considerados amplamente, como a forma mais popular do mundo de corrida de motocicletas.
Modalidade criada na Inglaterra no começo deste século, foi dominada até o começo da década de 60 - época na qual as motos tinham motor 4 tempos e eram motos de rua, com pequenas modificações - pelos próprios ingleses e também os suecos. Também na década de 60, os espanhóis, que fabricavam motos das marcas Monteza, Ossa e Bultaco, entre outras, criaram o motor 2 tempos e passaram a dominar o campeonato até o fim da década, época que as fábricas japonesas passaram a fabricar motos de cross.A partir dos anos 70, os pilotos belgas se destacaram e vêem sendo alguns dos melhores pilotos mundiais até hoje. No começo dos anos 80, as fábricas japonesas passaram a dominar o campeonato de construtores, o que continua acontecendo atualmente.Os campeonatos brasileiros de Motocross começaram na década de 70 e possuem, atualmente, as seguintes características: o circuito é de no mínimo 1500 metros, com obstáculos naturais (como subidas e descidas de montanhas, por exemplo) . No gate, podem haver até 40 pilotos que correm em duas baterias de 40 min. Mais uma volta. Esta é uma modalidade de resistência e conjunto.


ENDURO DE REGULARIDADE



Modalidade criada no Brasil, na década de 80, comporta-se mais como um Rally, pois, como este, deve-se respeitar uma média horária. Acontece, também, dentro de matas e num percurso desconhecido, no qual o piloto é obrigado a seguir um roteiro que lhe é entregue na largada. Conheça aqui o regulamento e o calendário das provas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade.


MOTO VELOCIDADE



Modalidade criada pela FIM, seu primeiro mundial foi em 49 e as categorias eram : 125cc, 250cc, 350cc, 500cc com motor 4 tempos. Nesta época, os melhores pilotos eram, em sua maioria, italianos e ingleses. A partir da década de 70, os motores de todas as motos passaram a ser 2 tempos, já que as fábricas japonesas começaram a fazer motos de Motovelocidade com a mesma tecnologia das motos de cross. No final dos anos 80 foi criada a modalidade Superbike, onde correm somente as motos 4 tempos.


ENDURO



Criado na Inglaterra, o Enduro exige que os pilotos respeitem um percurso de, no mínimo, 200Km, com um tempo ideal. Neste percurso têm-se vários trechos especiais cronometrados. O vencedor será quem fizer o menor tempo. Na prova, somente o piloto poderá dar manutenção à moto e isto ocorre dentro de horários pré-determinados. A moto só pode dormir no parque fechado, que é aberto ao tempo. Esta modalidade testa a resistência do piloto e de sua moto.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Pirâmide de alimentação Equilibrada

Alimentar-se é parte do nosso dia-a-dia e, mesmo quando não pensamos sobre o assunto, estamos fazendo escolhas sobre o que consistirá nossa alimentação. Hoje em dia, existe um grande interesse em alimentar-se de forma correta, pois já está comprovado que o tipo e forma de alimento que ingerimos é fator essencial para nossa saúde. Uma má alimentação pode comprometer nosso bem estar, diminuindo nossa energia e nossa capacidade de resistir às doenças e ao estresse da vida moderna.
Em nossa página, você encontrará informações importantes para ajudá-lo a escolher uma alimentação saudável e equilibrada. Também poderá saber mais sobre as diversas fontes de alimentação e sobre as opções mais saudáveis em alimentação infantil e alimentação natural. Além disso, nosso site poderá ser útil a você que procura informações sobre programas de alimentação, vale alimentação e ticket alimentação. Nossa página é regularmente atualizada para que você tenha as informações mais recentes sobre o assunto.
O Que É Alimentação
Toda vez que ingerimos comida estamos nos alimentando. Tão antiga quanto a nossa própria existência, nossa alimentação depende do tipo e quantidade de alimentos que encontramos disponíveis. O ser humano é capaz de digerir uma variedade grande de alimentos. Podemos comer folhas, frutas e sementes de diversas plantas, além de produtos de origem animal, como carne, ovos e leite.
Ao longo do tempo e dependendo do lugar do planeta em que nos encontramos, fomos domesticando plantas e animais e transformando seus produtos em comida. Daí surgiram nossos hábitos alimentares, tão variados quando nossos modos de vida em cada canto do mundo.
Nosso Corpo E A Alimentação
O alimento é antes de tudo fonte de energia e substâncias necessárias ao nosso corpo. A alimentação é que irá fornecer para nosso organismo as condições para que funcione normalmente.
Um organismo saudável necessita de quantidades diárias de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, além de água. Carboidratos são fontes importantes de energia. Essa energia é usada em todos os processos que ocorrem nas células de nosso corpo. Já as proteínas nós utilizamos para construir e reparar diversos tecidos em nosso organismo. E as vitaminas e minerais regulam o delicado equilíbrio necessário para o bom funcionamento de nossas células. Sua falta ou excesso podem causar desde cansaço até doenças graves.
Nossa alimentação deve levar em conta a necessidade que temos dessas várias substâncias. Ao mesmo tempo, precisamos tentar adaptá-la às nossas condições. Onde moramos? Que alimentos estão disponíveis? Como é o nosso dia-a-dia? Precisamos responder a essas perguntas, sempre tentando alcançar uma alimentação saudável e equilibrada. No mundo de hoje, é possível escolher entre diversas fontes de alimentação, levando em conta nossas necessidades, hábitos e preferências.
Informar-se Para Escolher Melhor
A alimentação é uma necessidade, mas também está ligada a nossos hábitos, modo de vida e ao tipo de comida que temos acesso. Se você está interessado em fazer escolhas melhores em sua alimentação, essa página poderá ajudá-lo.
Lembre-se sempre de consultar seu médico regularmente. Ele é fonte importante de informações e poderá guiá-lo na escolha de uma alimentação específica para seu organismo e suas necessidades. Em alguns casos suo medico pode recomendar um suplemento alimentar para ajudar.



quarta-feira, 4 de abril de 2012

Benefícios do Chá verde para a Saúde

Dentre os diversos tipos, o chá verde merece destaque, pois em sua produção as folhas frescas são rapidamente tratadas no vapor, inibindo o processo de fermentação, o que preserva uma maior quantidade de compostos fenólicos.

Seu uso iniciou-se entre monges budistas e atualmente representa 20% de todo chá consumido no mundo. Os japoneses costumam servir chá verde na entrada da refeição, com o objetivo de preparar o estômago para a digestão.

As catequinas são os principais compostos fenólicos presentes no chá verde e exercem vários benefícios para a saúde, dentre os quais podemos destacar:

Preventivo contra o câncer:

A prefeitura da cidade de Shizuoka observou em um estudo controlado, que nas áreas dedicadas a produção do chá verde, verificava-se uma incidência menor de todos os tipos de câncer, quando comparado com as outras regiões, principalmente o câncer gastrointestinal. 

De fato, vários estudos como o realizado pelo Instituto Nacional do Câncer de Tóquio, demonstraram que a administração de chá verde diminuiu significativamente a incidência de câncer duodenal em ratos. Estes estudos demonstram que esse chá também pode ser um fator de prevenção do câncer em seres humanos. 

O efeito quimiopreventivo do chá verde está relacionado à prevenção de vários tipos de câncer: mama, esôfago, pulmão, estômago, coloretal, bexiga, rins, próstata, pele e lesões pré-cancerosas orais. 

Redução do processo de envelhecimento:

O chá verde contém as vitaminas E e C que têm poder antioxidante, sendo que o Professor Okuda em um artigo publicado no Boletim de Química e Farmacologia em 1983, afirma que as catequinas presentes no chá verde possuem um poder antioxidante 20 vezes maior do que o da vitamina E. 

Controle da pressão arterial:

O Dr Hara em um estudo publicado no Nippon Nogeikagaku Kaishi em 1987, demonstrou que as catequinas presentes no chá verde impedem a ação da enzima conversora de angiotensina, que age no complexo sistema renina-angiotensina-aldosterona, auxiliando na eliminação de sódio do organismo.

Auxílio na perda de peso: 

Em um estudo realizado por Dulloo e colaboradores, foi relatado o efeito do extrato de chá verde contendo cafeína e polifenóis, aumentando o gasto energético de 24 horas e a oxidação de gorduras em jovens saudáveis. 

Como uma dose equivalente de cafeína não provocou o mesmo efeito, os autores sugeriram que os polifenóis característicos do chá foram responsáveis pelo resultado. O provável mecanismo seria pela ação das catequinas na inibição da enzima COMT, responsável pela degradação da norepinefrina. 

Esta inibição resultaria em aumento, ou efeito mais prolongado, da norepinefrina na termogênese do metabolismo das gorduras, mediado pelo Sistema Nervoso Simpático.

Controle do colesterol: 

As catequinas evitam a oxidação da LDL-colesterol. Estudos epidemiológicos têm demonstrado menor taxa de doença cardiovascular entre consumidores de chá verde, com efeitos sendo observados com o consumo de uma xícara ou mais ao dia. 

Outros benefícios promovidos pela administração do chá verde seriam: efeito protetor contra cáries dentárias, aumento da densidade mineral óssea, redução na agregação plaquetária, proteção contra a gastrite e infecções gastrointestinais e controle da glicemia.

A ADA (American Dietetic Association) sugere o consumo de 4-6 xícaras de chá verde ao dia, a fim de se obter os efeitos acima mencionados. A forma de preparo também deve ser considerada, devendo-se ferver a água até pouco antes da ebulição e despejá-la nas folhas de chá bem devagar e do alto, para agregar oxigênio, o que ajuda na redução do processo oxidativo. 

A infusão deve ficar abafada por no máximo 2-3 minutos. O armazenamento por longo tempo também não é recomendado, pois ocorre perda dos compostos fenólicos.