quarta-feira, 30 de maio de 2012

Lazer no Brasil

O Brasil é conhecido internacionalmente como o país das belezas naturais e da diversão, com muitas festas e opções de lazer para sua população e também para aqueles que o visitam. Aliás, para muitas pessoas, o povo brasileiro é um motivo a mais para se conhecer o Brasil, pela sua alegria e simpatia que garantem uma estadia agradável e o entretenimento garantido.
Reunindo lazer e belezas naturais, nada como as praias brasileiras em um litoral com extensão superior a 7.300 km. Na região Nordeste as praias de Jericoacoara, Porto de Galinhas, Praia do Futuro, Praia de Pipa, Praia do Gunga e Porto da Barra garantem a animação com uma vida noturna repleta de bares, restaurantes e apresentações musicais e de humor. Nas praias cariocas, Ipanema e Copacabana, pessoas se reúnem para partidas de vôlei e futevôlei e sentam nos diversos bares à beira-mar para aproveitar o happy hour. Mais ao Sul, as catarinenses Praia da Joaquina, Bombinhas e Jurerê Internacional atraem um público bastante diversificado com opções de lazer para pessoas de diferentes faixas etárias e condições econômicas.
Em Belo Horizonte (MG), “se não tem mar, vamos para o bar”. Com esse lema, a população local aproveita os saborosos aperitivos oferecidos nos mais de 10.000 bares belo-horizontinos. Porém, quem tem mar também não dispensa a companhia dos amigos e dos chopes ao final da tarde. Dessa forma, os bares espalhados pela orla do Rio de Janeiro (RJ) são garantia de diversão e boa comida. Nas regiões norte e nordeste, o destaque vai para os bares de Manaus (AM), Salvador (BA) e Recife (PE). Já nas regiões Centro-oeste e Sul, o maior número de barezinhos está em Goiânia (GO), Brasília (DF), Curitiba (PR) e Florianópolis (PR).
Em busca de uma opção para toda família? O Brasil possui diversos parques temáticos que atraem crianças, adolescentes e adultos para tardes de emoção e diversão. Entre os mais procurados estão o Beach Park (CE), Hopi Hari e Playcenter (SP), e o Beto Carrero World (SC). Há ainda alguns localizados dentro dos shopping centers brasileiros, como o Parque da Mônica (SP).
Com relação aos shoppings, há algum tempo eles deixaram de ser apenas um local para compras e alimentação, ofertando atualmente espaços de lazer como parques infantis, pistas de boliche, pistas de kart, barezinhos e cinemas. As regiões Sul e Sudeste concentram a maior quantidade de shoppings do país (74%), com destaque para o estado de São Paulo com 131. Entre os estados com as maiores concentrações estão ainda Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e o Paraná.
Entretanto, em época de Copa do Mundo e com o país eleito para sediá-la em 2014, no Brasil, ou “o país do futebol”, existem os estádios de futebol que recebem aqueles que desejam saber mais sobre o esporte, um time ou apenas apreciar uma partida para entender essa “paixão nacional”. Para a Copa do Mundo, foram selecionados os 12 melhores estádios brasileiros para recepcionar as partidas do campeonato, com conforto e segurança para os participantes e espectadores. Entre os mais modernos e abertos à visitação, em dias de jogo ou dias comuns, estão o Kyocera Arena (PR), o Maracanã (RJ), o Morumbi (SP) e a dupla Beira Rio e Olímpico Monumental (RS).
Em todas as cidades brasileiras, grandes ou pequenas, são encontrados espaços para as atividades de lazer. Como citado anteriormente, essa é uma das características do país e de seu povo, além de ser uma importante fonte de escape para a rotina e o estresse cotidiano que toda pessoa necessita para uma boa qualidade de vida.

Fonte:  Associação Brasileira de Shopping Centers
              Ministério do Turismo 

terça-feira, 29 de maio de 2012

Jockey Club de São Paulo

O Jockey Club de São Paulo foi fundado em 14 de março de 1875 com o nome de Club de Corridas Paulistano, contando com 73 sócios e um capital de 9 contos e 990 mil réis. A primeira corrida aconteceu em 29 de outubro de 1876, no hipódromo da Moóca, na rua Bresser. Somente mais tarde, em 25 de janeiro de 1941, foi inaugurado o atual hipódromo da Cidade Jardim. 

De um encontro que reuniu no salão do Club Paulista, na antiga rua do Rosário, ilustres representantes da sociedade paulistana da época, o nome de Rafael Aguiar Paes de Barros se sobressaiu como idealizador do Clube de Corridas Paulistano. A ata dessa reunião foi redigida por Antônio da Silva Prado, neto do Barão de Iguape e filho de Dona Veridiana – o futuro Conselheiro Antônio Prado. 

Com direito a banda de música e a presença de numeroso público, os dois cavalos inscritos na primeira corrida, Macaco e Republicano, inauguraram as raias instaladas nas colinas da Moóca em 29 de Outubro de 1876. Republicano era o favorito, mas Macaco levou o Primeiro Prêmio da Província. 

Atravessando diversos períodos de importância para o Estado e para o País, como a Abolição dos Escravos, a Proclamação da República e, mais tarde, as Revoluções de 24, 30 e 32, o Jockey Club sofreu algumas suspensões de suas corridas, mas, mesmo assim, foi se firmando como protagonista da história da cidade de São Paulo. Foi de lá, também que, em 28 de abril de 1912, levantou vôo o aeroplano pilotado por Edu Chaves que tentou, pela primeira vez, fazer o percurso Rio-São Paulo via aérea. Já em 1920 passa a ter a capacidade de abrigar 2.800 espectadores e, em 1923, é criado o Grande Prêmio São Paulo, até hoje uma das disputas mais importantes do turfe brasileiro. 

A atual fase do Jockey começa em dezembro 1940, com a última disputa realizada no prado da Moóca, vencida pelo cavalo Xococó. Em 25 de Janeiro de 1941 é inaugurado, do outro lado da cidade, o novo e moderno hipódromo de Cidade Jardim. A sede social do clube, no entanto, sempre esteve próxima ao seu local de origem. Da rua do Rosário mudou-se para a rua São Bento, depois para a rua 15 de Novembro, Praça Antônio Prado e, finalmente, nos anos 60, para a rua Boa Vista, 280. 

Hoje, o Jockey Club de São Paulo abriga cerca de 1.500 animais puro-sangue inglês de corrida, mais os 500 cavalos que estão alojados nos centros de treinamento e que ajudam a formar os programas de corridas. O hipódromo conta com quatro pistas, uma de grama com 2.119 metros, e outra de areia, com 1.993 metros de volta fechada, que são utilizadas para corridas oficiais. Além disso, mais duas pistas auxiliares de areia, para treinos.



sábado, 26 de maio de 2012

Dica para Saúde: Vinho

O vinho é uma bebida que agrada variadas quantidades de pessoas, além de fazer parte de comemorações importantes e de estar altamente associado à benefícios sobre a saúde humana. 
Dentre todas as substâncias que compõem essa magnífica bebida, encontra-se o resveratrol, um dos principais responsáveis pela diminuição do mau colesterol e aumento do bom colesterol no organismo.
Encontrado em grandes quantidades na casca e sementes das uvas tintas, o resveratrol é considerado um dos mais potentes antioxidantes, que auxilia no combate ao envelhecimento e ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.


Qual a importância de mencionar o resveratrolno rótulo dos vinhos tintos?


"Substâncias que tenham efeito curativo como o resveratrol precisam ser mencionadas nos rótulos das bebidas. Nesse caso, os rótulos passariam a ter a mesma função da bula de um remédio, cujo objetivo é orientar os consumidores à respeito de efeitos dos produtos no organismo" - Patrícia Gouvea, enóloga.
Na região do Napa Valley, na Califórnia, o governo americano autorizou produtores do vinho tinto à incluirem nos seus rótulos a seguinte informação: "um à dois copos de vinho tinto ao dia fazem bem à saúde". O ideal seria que todos os vinhos tintos tivessem inscritos nos seus rótulos informações à respeito dos componentes presentes na bebida, bem como pudessem relacionar os efeitos que eles provocam sobre a saúde humana; isso, como forma de orientar, além de beneficiar os consumidores dos vinhos. Especialistas recomendam o consumo de uma taça de 180 ml de vinho tinto ao dia para obter as vantagens oferecidas pela bebida.


Vinho faz bem à saúde!

A polêmica é antiga, mas parece que, finalmente, os estudiosos do problema chegaram a uma conclusão definitiva em relação ao vinho. E ela é favorável. Após alguns anos de estudos nos Estados Unidos, Inglaterra, França e Dinamarca, os especialistas concluíram que quem bebe vinho tinto regularmente reduz em 35% o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Essa descoberta teve início no século XIX e de uma forma bem inusitada. Autópsias realizadas em cidadãos franceses revelaram que a maior parte deles não possuía artérias obstruídas pela gordura. Isso deixou os estudiosos intrigados, uma vez que pensavam exatamente o contrário, já que a culinária francesa é pródiga em comidas gordurosas. Mas eles também tomavam muito vinho. A conclusão não demorou a chegar. Daí em diante, entidades importantes, como a American Dietetic Association , passaram a receitar o vinho, de forma comedida, é claro. Nos Estados Unidos ele passou a fazer parte do cardápio da Universidade Johns Hopkins. Com a continuação das pesquisas, verificaram que o vinho não era benéfico apenas para o coração.


A cada momento se descobre no vinho uma nova propriedade positiva para a saúde. Segundo esse mestre, o vinho é composto de cerca de 400 substâncias, algumas delas podendo aumentar o bom colesterol, evitar a oxidação das células, reduzir a formação de placas de gordura nas veias, dilatar os vasos e melhorar a circulação.

Alguns cientistas mais exagerados vão até mais longe, mas não garantem a autenticidade de suas pesquisas. Para eles, o vinho pode combater diversos tipos de vírus, bactérias, câncer, doenças degenerativas e males decorrentes do envelhecimento. Isto porque está comprovado que o vinho possui perto de 200 compostos fenólicos, substâncias que agem como antioxidantes e antiinflamatórios, sendo a resveratrol a mais importante delas.


A mesma substância que é produzida naturalmente pela videira para proteger os cachos de uva dos fungos e da umidade. A resveratrol inibe o desenvolvimento de tumores, protege os neurônios, é um forte antioxidante, combate vírus e é um potente antiinflamatório.


Encontrado principalmente na casca e nas sementes das uvas, o resveratrol aparece mais nos tintos franceses feitos com uva tannat. Ele quase não existe nos vinhos brancos e nos espumantes.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dica para lazer: Lago dos Patos em Guarulhos


O Lago da Vila Galvão popularmente conhecido como Lago dos Patos, está localizado em um dos tradicionais bairros de nossa cidade e é cartão de visita para quem vem de São Paulo pelo Jaçanã ou pela Rodovia Fernão Dias. Possui uma área de lazer de mais de 20 mil m² composta pelo belo lago ao centro da praça, pista de Cooper e alguns aparelhos de ginástica. Qualidade para os moradores e visitantes que desfrutam da maravilhosa paisagem campestre, a geração saúde não pode reclamar de faltade opções neste ponto da cidade.

Além de ser um ótimo passeio para toda a família durantes os finais de semana, a praça abriga ainda o Centro Permanente de Exposição de Artes “Professor José Ismael”, palco das mais diversas exposições culturais, posto da Guarda Civil Militar, quiosques dos mais variados gêneros alimentícios como churros, pipoca, lanches e bebidas, campo de futebol, banca de jornal e telefonia. E para os corações enamorados, uma ótima pedida é estar juntos e vislumbrar o pôr-do-Sol.

Próximo do Lago dos Patos temos o Teatro “Nelson Rodrigues” localizado na Praça Cícero Miranda no Centro Cultural Professor Cavalheiro Sallem. A programação é sempre repleta de apresentações de artistas nacionais através de peças teatrais, danças, palestras e show de humor. O teatro ”Nelson Rodrigues” foi durante muito tempo, antes do Adamastor Centro, o principal local cultural e artístico que a cidade possuía.

Segue abaixo algumas fotos do Lago dos Patos.




terça-feira, 22 de maio de 2012

Dica para Saúde: Exercício físico

Em toda a história da humanidade, a atividade física vigorosa sempre esteve associada com a imagem de pessoas saudáveis. Basta lembrarmos dos jogos olímpicos que começaram na Grécia 776 antes de Cristo! Mens sana in corpore sano, diziam os romanos.
Popularmente existe a tendência para considerar todas as pessoas iguais, sendo as diferenças individuais atribuídas a fatores ambientais tais como hábitos de vida e alimentação, entre outros, e esquece-se os fatores hereditários, genéticos. É importante lembrar que a saúde das pessoas repousa sobre duas colunas : a constituição genética e as condições ambientais. Entretanto, agora, vamos dedicar-nos a estas últimas, porque a consciência e a preocupação com as heranças genéticas, não deve levar à posição de negligência do papel dos fatores ambientais. Dentre estes, que estimulam a saúde das pessoas, estão osexercícios físicos, ao lado da boa alimentação, da higiene, das imunizações, da vida emambiente saudável, do sono e da recuperação adequada dos esforços físicos e mentais.


Consideração de importância é a de que os benefícios do exercício são comuns à todos os tipos de atividade física, esportiva ou laborativa, desde que os esforços não sejam excessivos em relação à condição física da pessoa. O exercício é uma forma de sobrecarga para o organismo. Sobrecargas bem dosadas estimulam adaptações de aprimoramento funcional de todos os órgãos envolvidos, mas quando excessivas, produzem lesões ou deterioração da função. O sedentarismo caracteriza-se por uma ausência de sobrecargas para todo o sistema neuro-músculo-esquelético e metabólico, levando ao enfraquecimento progressivo de estruturas com funções biomecânicas, e à alterações funcionais que estatisticamente se correlacionam com maior incidência ou gravidade de doenças. Com base em estudos epidemiológicos e fisiopatológicos, formou-se o consenso de que os exercícios estimulam a saúde em diversos aspectos:
  1. Alívio de tensões emocionais: a atividade física é reconhecida como uma forma eficiente de aliviar o stress emocional, diminuindo assim um importante fator de risco para diversas doenças crônicas.
  2. Melhora da composição sanguínea: os exercícios em geral tendem a normalizar os níveis de glicose, gorduras e diversas outras substâncias no sangue, que podem estar alterados e trazer riscos aos portadores.
  3. Redução da pressão arterial: pessoas ativas fisicamente tendem a ter níveis pressóricos mais baixos, e os exercícios em geral auxiliam a diminuir a pressão arterial dos hipertensos.
  4. Estímulo ao emagrecimento: qualquer tipo de exercício estimula a redução da gordura corporal, diminuindo assim a possibilidade da pessoa desenvolver doenças como a aterosclerose, o diabetes e outras.
  5. Aumento da densidade óssea: o sedentarismo leva à uma diminuição progressiva da resistência óssea, aumentando o risco de fraturas, e os exercícios físicos constituem recurso de alta relevância para evitar e reverter essa situação.
  6. Aumento da massa muscular: a atividade física habitual leva à um aumento do volume e força dos músculos, protegendo as articulações e favorecendo a aptidão física.
  7. Desenvolvimento da aptidão física: os exercícios aumentam a capacidade das pessoas realizarem esforços, permitindo assim maior autonomia motora, condição conhecida como boa qualidade de vida.
Um dos aspectos que não pode ser esquecido, em função de sua importância para a vida em sociedade, é a deterioração da forma do corpo conseqüente ao sedentarismo. A falta de exercícios leva à diminuição progressiva da massa muscular e à tendência para o acúmulo de gordura. Tendo os músculos consistência firme e formas arredondadas, sua função é modeladora, tanto no homem quanto na mulher. O tecido adiposo, de consistência flácida e sem forma definida, é o elemento deformante do corpo.
Nas cidades, a solução mais habitual para o sedentarismo imposto pelo trabalho intelectual são asatividades esportivas. Clubes, academias e empresas que fabricam equipamento profissional e doméstico para ginástica proliferam nas regiões urbanizadas de todo o planeta, em consonância com a consciência das pessoas quanto à necessidade de atividade física. Atividades recreacionais como caminhadas, passeios ciclísticos, pescarias, camping e náutica também envolvem razoável e benéfica atividade física, mas devido ao seu caráter geralmente esporádico, devem ser complementadas com outras formas de exercício mais freqüente.
Uma questão que costuma receber ênfase injustificada é a indicação da atividade física supostamente ideal. O que se pode afirmar do ponto de vista do conhecimento científico é que todas as formas de exercício possuem mais ou menos os mesmos efeitos salutares acima elencados. Assim sendo, não se justifica classificar as diversas atividades físicas como mais ou menos salutares, a não ser que se considere a incidência de traumas, que evidentemente pode variar entre as diversas formas de exercício. A opção por uma ou outra forma de atividade física deve ficar por conta do prazer que cada pessoa encontra na sua prática. Pessoas extrovertidas costumam apreciar atividades coletivas com bola e ao ar livre, nos clubes e praças esportivas. As pessoas mais introvertidas geralmente preferem atividades individuais em academias, e quando as suas personalidades não são adequadas nem para estes locais, os exercícios em casa podem ser os ideais.

Algumas atividades esportivas exigem um grau mínimo de aptidão física, abaixo da qual não é possível a sua prática. Quando uma pessoa pretende dedicar-se à alguma modalidade de esporte para a qual não está preparado, deve iniciar um programa de condicionamento físico para melhorar seus níveis de aptidão.
Independentemente do tipo de atividade, aspecto de alta relevância é adequar o grau de esforço do exercício à condição física atual da pessoa. Qualquer tipo de exercício pode ser graduado nas suas características de realização, podendo então ser classificado como suave, moderado ou exaustivo, de acordo com o nível de sobrecargas impostas ao organismo. Evidentemente as pessoas descondicionadas devem iniciar as atividades com exercícios suaves. Frequentemente alguns profissionais utilizam o termo “aeróbico” e “anaeróbico”para fazer referência à exercícios suaves ou pesados, o que caracteriza uso incorreto destas palavras e erro de grafia, pois o correto são aeróbio e anaeróbio. Tanto as atividades aeróbias quanto as anaeróbias podem ser suaves, moderadas ou exaustivas.

Escolhido o tipo de exercício com base na preferência e na condição física da pessoa, uma adequada orientação técnica é fundamental. Nos clubes e academias professores e técnicos poderão oferecer a orientação adequada em cada modalidade esportiva. Para as pessoas que preferirem os exercícios domésticos, é importante seguir as orientações dos equipamentos utilizados, geralmente fornecidos por meio de folhetos ou vídeos.Qualquer dúvida deverá ser esclarecida com profissionais de educação física, muitos dos quais estão se dedicando à função de treinadores pessoais.
A avaliação inicial de alguém que deseja iniciar um programa de condicionamento físico é um outro aspecto que merece algumas considerações. As recomendações para atividade física de populações estabelecidas pelos "Centers for Disease Control and Prevention" e pelo "American College of Sports Medicina", dos Estados Unidos (Pate et al, 1995), esclarecem que a maioria das pessoas adultas não necessitam consulta médica antes de iniciar um programa de exercícios suaves ou moderados. Homens acima de 40 anos e mulheres acima de 50 anos, devem consultar um médico nas seguintes situações: desejo de praticar exercícios intensos; quando apresentarem doenças crônicas do tipo diabetes, hipertensão arterial e aterosclerose; quando apresentarem fatores de risco para doenças crônicas tais como tabagismo e obesidade. Na consulta médica serão avaliados os antecedentes familiares e pessoais, os sinais e sintomas de doenças em geral, e exames laboratoriais poderão estar indicados. Um deles é o eletrocardiograma realizado durante exercício em bicicleta ergométrica ou esteira, que pode evidenciar estágios iniciais de doenças cardíacas, caso em que estarão contra-indicados exercícios exaustivos de qualquer tipo. Avaliação detalhada da composição corporal e das qualidades de aptidão não é uma necessidade para realizar exercícios com segurança e eficiência, desde que as pessoas sejam bem orientadas por um profissional competente. Mudanças de hábitos alimentares podem ser necessárias para que as pessoas possam atingir os seus objetivos, e neste caso uma consulta com nutricionista poderá ser importante.

Fonte: http://www.saudetotal.com.br

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dicas de lazer para o fim do ano: Bonito Mato Grosso do Sul

Quem chega em Bonito tem que concordar com uma coisa: bonito é pouco para adjetivar as tantas maravilhas criadas pela natureza na região. Esta tímida cidade do interior do Mato Grosso do Sul surpreende por seus rios de águas cristalinas repletos de peixes, suas grutas e cachoeiras, que atraem turistas do mundo todo.
Lugares como as Grutas do Lago Azul e do Mimoso, o Aquário Natural, os rios Sucuri, do Peixe, Formoso e da Prata, enchem de tranqüilidade aqueles que procuram paz e proporcionam emoções inesquecíveis para quem está em busca de aventuras.
Muitas das belezas de Bonito estão no seu subterrâneo. São inúmeras grutas com lagos profundos de águas cristalinas, em que experientes mergulhadores se arriscam para "desbravar" esse mundo desconhecido. Foi em Bonito, na Lagoa Misteriosa, que o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira atingiu 121m , a maior profundida subaquática registrada em cavernas brasileiras. Algumas agências oferecem mergulhos de até 20m de profundidade sem riscos, na Gruta do Mimoso. Mas atenção, o espeleomergulho é só para quem tem muita experiência e equipamento adequado.
Bonito é o lugar perfeito para quem praticar o Ecoturismo - Aquário Natural e Trilha dos Animais; Boca da Onça; Buraco das Araras; Cachoeira do Rio do Peixe; Cavalgada no Rio Sucuri, no Rio da Prata, entre outros e Turismo de Aventura - Mergulho no Rio da Prata, no Rio Formoso; Rapel; Arvorismo,; Boia-Cross.
Há diversos restaurantes que oferecem a gastronomia típica e também outros pratos para atender a todos os gostos. Os hotéis de diversas categorias e as pousadas formam a cadeia de hospedagem da região.


MATO GROSSO DO SUL É PRIVILEGIADO PELAS BELEZAS NATURAIS, UM ATRATIVO QUE O TORNA O DESTINO PERFEITO PARA OS AMANTES DO ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA.


Mato Grosso do Sul é privilegiado pelas belezas naturais, um atrativo que o torna o destino perfeito para os amantes do ecoturismo e turismo de aventura. O Estado situado no coração do Brasil, na região Centro Oeste, pode ser facilmente acessado por todos os lados. A capital,Campo Grande, está a menos de duas horas de avião dos grandes centros urbanos do país -Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro - que também são os principais portais de entrada internacional. O sul do país está ao alcance através de voos diretos que ligam Campo Grande a Foz do Iguaçu e Porto Alegre.
Sua localização contribui para o desenvolvimento econômico, pois é vizinho de grandes centros produtores e consumidores do país: Minas Gerais (leste), São Paulo (sudeste), Goiás (nordeste), Paraná (sul) e Mato Grosso (norte), além das fronteiras com os países sul-americanos Bolívia (oeste) e Paraguai (oeste e sul).
O Estado dispõe ainda da maior área com reserva subterrânea de água doce da América do Sul, o Aquífero Guarani, com 25% da reserva do país em seu território, num total de 210 mil quilômetros quadrados.

O Pantanal é uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta, sua fauna foi reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade. Com 65% da sua área em Mato Grosso do Sul é uma das maiores planícies alagáveis do mundo.
Considerado polo do ecoturismo, Bonito surpreende pelas belíssimas paisagens naturais de rios transparentes, praias de águas doces, cachoeiras, cavernas, grutas e dolinas. O município foi eleito pelo 8º ano consecutivo como melhor destino de ecoturismo do Brasil tendo o desenvolvimento alinhado à sustentabilidade local e a conservação da natureza.
Campo Grande, capital do Estado, destaca-se pelo seu desenvolvimento e crescimento econômico, com investimentos dos poderes públicos e do setor privado. A economia em plena expansão proporciona mais oportunidades de empregos, gerando renda e influenciando o consumo. Com imensa área verde, avenidas largas, rede hoteleira variada e boa infraestrutura de comércio e serviços é uma das capitais com melhor qualidade de vida. Uma cidade com cultura diversificada, cosmopolita e que contém grandes atrativos de lazer e entretenimento.
De origem e tradição agropecuária, o Estado tem na sua gastronomia uma resultante dos elementos culturais e naturais que construíram suas tradições e costumes: o churrasco com mandioca é muito apreciado, a variedade de peixes se reflete numa culinária rica e exótica para o turista, assim como o tereré (espécie de mate gelado), os doces caseiros feitos de frutas típicas da região, da influência fronteiriça, a chipa e a sopa paraguaia do Paraguai e a saltenha da Bolívia. Dentre as manifestações culturais, no artesanato, a expressão indígena é predominante com belíssimas peças rústicas e originais.
Todo esse mosaico natural e cultural que o Estado de Mato Grosso do Sul abriga nos setenta e oito Municípios está a disposição para se conhecer, desfrutar e investir.
Mato Grosso do Sul é tudo isso! Oportunidades com sombra e água fresca.
Mato Grosso do Sul possui exuberantes riquezas naturais. A fauna e flora da região são algumas de suas principais atrações. O Estado oferece inúmeras opções para o turista que ama a natureza e aventura. Seja por suas cidades ou por sua vida natural, Mato Grosso do Sul atrai e conquista todos os seus visitantes.

Confira os roteiros turísticos:

ROTEIRO PANTANAL DO RIO AQUIDAUANA

O Alto Pantanal é menos afetado pelas enchentes que outras regiões pantaneiras. Abrange os municípios de Aquidauana, Anastácio e Rio Negro e o principal atrativo é o ecoturismo, com observação da flora e fauna, trilhas, pesca e cavalgada, além da cultura pantaneira.
Como chegar: A partir de Campo Grande, são cerca de 2h30 de estrada, 125 quilômetros até Aquidauana.

ROTEIRO PANTANAL DO RIO NEGRO E REGIÃO

Esta sub-região do Pantanal entre junho a outubro fica seca. O período proporciona ao turista uma aventura na estrada boiadeira. O roteiro abrange os municípios de Aquidauana e Rio Negro somando a seus afluentes, na região da Nhecolândia. Destaque ao turismo ecológico, científico, rural, pesca e equestre.
Como chegar: Leva-se de Campo Grande a Rio Negro, aproximadamente três a seis horas de carro ou ônibus.

ROTEIRO DO PANTANAL DA NHECOLÂNDIA E VAZANTES

A região fica no coração do Pantanal Sul e possui características típicas como: corixos, baías, salinas, campos limpos, bosques e savanas, cercado de animais silvestres. Lá também é possível ver alguns ambientes bem típicos, como bosques, savanas e salinas. Os municípios que fazem parte do roteiro são: Aquidauana, Rio Negro e Corumbá.
Como chegar: São 125 quilômetros da Capital à Aquidauana, porém para chegar no coração da região, pode levar até 7h30 de estrada.

ROTEIRO PANTANAL DO MIRANDA ECOLÓGICO E RURAL

O roteiro, de características peculiares, mistura savanas, campos inundáveis, brejos e lagoas, se estende até o Rio Paraguai. É uma ótima região para o turismo rural, ecológico e científico, sendo também propício para a pesca esportiva. Abrange as cidades de Miranda e Aquidauana.
Como chegar: A partir de Campo Grande, são 3h30 de viagem por carro ou ônibus. A distância até Miranda, saindo da capital, é de 194 quilômetros. Acesso pela BR 262.

ROTEIRO PANTANAL DO ABOBRAL E ESTRADA PARQUE

Conhecida como estrada velha ou boiadeira, a Estrada Parque corta o Pantanal entre Abobral e Nhecolândia. Também dá acesso à fronteira da Bolívia, e faz parte dos municípios de Miranda e Corumbá.
Como chegar: Via carro, o trajeto dura até 5h30, saindo de Campo Grande.

ROTEIRO AGRO-TECNOLÓGICO E CIENTIFICO

O Estado é destaque no desenvolvimento de pesquisas e tecnologia de ponta, dentre eles turismo agro-tecnológico, científico e de negócios. O roteiro, entre as cidades de Campo Grande, Sidrolândia, Terenos, Aquidauana, Miranda e Corumbá, passa pelas empresas rurais que trabalham com tecnologias que desenvolvem e aprimoram a genética em bovinos.
Como chegar: Já de Campo Grande é possível começar o roteiro, que também permeia as estradas BR 262 e MS 060. Da capital até Terenos são 23 quilômetros; até Sidrolândoa, 65 quilômetros; e até Corumbá, 420 quilômetros.

ROTEIRO BONITO DAS ÁGUAS CRISTALINAS E DAS AVENTURAS

O roteiro possui muitas nascentes e grutas, que deixam o lugar propício para o ecoturismo. Destaca-se na região atividades como mergulho, trilhas, rapel, arvorismo e descida de corredeiras. Localizado na Serra da Bodoquena, a rota inclui os municípios de Jardim, Bonito e Bodoquena.
Como chegar: Para ir até Bonito, há a opção de áereo, saindo de Campo Grande, com duração de cerca de 50 minutos. Quem optar por ir de carro ou ônibus gasta três horas de viagem são 270 quilômetros de Campo Grande a Bonito.

Fonte: Adventure Sport Fair

Destinos de água doce são ótima opção para as viagens de final de ano.



Os destinos de água doce são ideais para quem planeja comemorar as festas de final de ano em grande estilo. O momento é propício para estas viagens pois, devido às chuvas de verão de dezembro e janeiro, os pontos turísticos de locais como Bonito, Pantanal e Chapada Diamantina ficam ainda mais deslumbrantes.
A cidade de Bonito é um paraíso da água doce localizado no estado do Mato Grosso do Sul. As águas cristalinas dos rios Prata, Formoso e Sucuri e a apreciação da vegetação subaquática são os principais atrativos da região. O Balneário do Sol, conjunto de piscinas naturais e cachoeiras formado às margens do Rio Formoso, e a Gruta do Lago Azul, uma escadaria de 300 degraus que leva o turista para um mergulho em um dos monumentos naturais do planeta, são alguns dos passeios imperdíveis.
Além das belezas naturais, outra maneira de aproveitar Bonito ao máximo é praticando algumas atividades do turismo de aventura. Dentre elas, destaque para o arvorismo, boia-cross, caminhada, cicloturismo, flutuação, mergulho, turismo equestre e rapel. Este último é praticado no Abismo Anhumas, um dos cartões postais da cidade.
Durante o verão, as atrações de água doce também são personagens principais na região conhecida como Pantanal Sul. As chuvas enchem os rios e inundam os campos, transformando a paisagem em uma enorme lagoa sem margens. Nesta época de cheia, navegar os rios Negro, Paraguai e Aquidauana é a melhor maneira de conhecer fauna e flora da região. As atividades do turismo de aventura oferecidas na região são: caminhada, canoagem, cavalgada, cicloturismo, observação da vida selvagem e o turismo off-road em veículos 4x4.
Situada na região central do estado da Bahia, a Chapada Diamantina é outra opção de roteiro de água doce para o final de ano. As cachoeiras do Buracão, a mais bela da região, do Mosquito, que se divide em duas duchas, e a da Fumacinha, com 100 metros de altura repartidos em três quedas d´água, dentro de um cânion muito estreito, encantam todos os visitantes.
Para os que buscam diversão nos últimos dias do ano, a caminhada, o rapel, o turismo off-road com veículos 4x4, o cicloturismo, o espeleoturismo e a flutuação são as atividades de turismo de aventura disponíveis neste paraíso chamado Chapada Diamantina.

domingo, 20 de maio de 2012

Dicas de lazer Infantil

Bicho Mania


Nada melhor do comemorar o mês das crianças,em um divertido passeio ao ar livre que lhe oferecerá o contato direto com a natureza,e animaizinhos domésticos como:coelhos,cabras,ovelhas,porcos,vacas entre outros.Lá seus filhos poderão também conhecer aves como:araras,papagaios,coruja,gavião entre outros.
Esse passeio conta também com os agradavéis atrativos sendo eles:

Passeio a cavalo e charrete
Playground, com um escorregador especial de 15 metros
Almoço servido no fogão á lenha
Tirolesa
Trilha na mata
Estacionamento

Como chegar?
Estrada dos Pires,282
Calcaia do Alto - Cotia


Quanto custa?
Ingresso: R$15,00 (menores de 3 anos e acima de 65 anos não pagam)

Almoço: R$18,00 (crianças até 7 anos - R$ 9,00, e menores 2 anos não pagam) 

Horário de funcionamento?
Aberto sábado, domingo e feriado.
Fonte:http://www.bichomanianet.com.br/
Lazer infantil diversão garantida!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dica de Lazer - MASP, São Paulo

Além de ser um dos símbolos de São Paulo, o MASP é o museu mais frequentado da cidade, com média de 50 mil visitantes por mês. Seu acervo possui cerca de 8 mil peças, destacando-se as pinturas de Van Gogh, Picasso, Monet, Renoir e Cèzanne.
Endereço:
Avenida Paulista, 1578 - São Paulo - SP
Telefone (55 - 11) 3251-5644 / Fax (55 - 11) 3284-0574
Próximo à estação do metrô Trianon-MASP
Horários:
Segunda-feira: fechado
De terça a domingo: das 11h às 18h (bilheteria aberta até até 17h30)
Quinta-feira: das 11h às 20h (bilheteria até até 19h30).
Ingressos:
Para público em geral: R$15,00 (valor inteiro)
Para estudantes, professores e aposentados com comprovantes: R$7,00 (meia-entrada)
Menores de 10 e maiores de 60 anos não pagam
Terça-feira: entrada gratuita para o público em geral. Obs: como o aniversário de São Paulo é na terça-feira, 25/01, vale a pena telefonar antes para confirmar se a entrada é gratuita no feriado.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dica de lazer - Parque Aquatico Wet'n Wild



Dica de lazer - Parque Aquatico Wet'n Wild

Um dos maiores parques aquáticos do Brasil é o Went Wild, conhecido também como WET. Foi inaugurado dia 10 de Outubro de 1998 às margens da Rodovia dos Bandeirantes, no Km 72. Está localizado a apenas 30 minutos de São Paulo e a 15 minutos de Campinas. O parque aquático Wet’n Wild  tem capacidade de receber mais de 12 mil pessoas por dia.
São turistas de todo o Brasil que buscam uma opção diferentes para alguns dias de folga ou então férias. Para quem busca um dia de diversão, o Wet’n Wild é uma ótima opção. Além das dezenas de piscinas, o parque conta com áreas de churrasqueira e locais reservados para festas e confraternizações. É um maravilhoso parque aquático onde você encontra as mais diferentes opções relacionadas com água.
Com o calor se aproximando, a procura pelo parque só aumenta. Em alta temporada de férias, ou seja, de dezembro à fevereiro, o parque recebe milhões de turistas. A maioria vem do interior do estado de São Paulo, buscando assim um dia de lazer, sol e muita água. Você também encontra toboáguas gigantes, com escorregadores e bóias para toda a família. São opções de entretenimento para pessoas de todas as idades, incluindo crianças. É preciso tomar algumas precauções, seja em relação às piscinas ou mesmo com o sol. A proteção com o protetor solar é indispensável.

O roteiro parque Wet’n Wild conta com diferentes atrações, desde as mais simples até as mais radicais. O local ainda conta com uma praça de alimentação onde você encontra diferentes tipos de pratos e culinárias. Quer passar um tempo se divertindo em um dos melhores parques aquáticos do país? Então acesse o site Wet’n Wild e saiba mais sobre o parque e suas atrações. A seguir você confere os preços dos ingressos parque Wet’n Wild que também podem ser adquiridos pelo site.