terça-feira, 17 de abril de 2012

Lazer: VÔO LIVRE

A prática de vôo livre feita com asa delta ou parapente foi iniciada por pára-quedistas com a intenção de aumentar a permanência nos céus. Diferente dos outros esportes aéreos que buscam emoção durante o momento da queda, no vôo livre a intenção é subir e permanecer no ar, bem perto do céu. Para que isso aconteça o esportista deve fazer um curso de instrução com aulas práticas e teóricas que ensinam técnicas para reconhecimento de correntes de ar quentes, também chamadas de correntes térmicas. Além disso é necessário saber usar os equipamentos para que se consiga planar suavemente no ar e subir a grandes altitudes.

O equipamento de asa-delta é feito com um tecido especial, bem resistente, que absorve o ar quente fazendo com que o piloto e a estrutura de tubos de alumínio consiga ganhar altura. A grande satisfação dessa modalidade esportiva é saber que os vôos são feitos com o auxílio das forças da natureza que transportam os praticantes a alturas surpreendentes. Os mais treinados conseguem praticar o vôo de “Cross-Country” onde o piloto consegue viajar de uma cidade para outra ou a lugares muito distantes do ponto de decolagem.

Para se fazer um vôo bem sucedido é necessário checar todos os equipamentos seguindo as regras de segurança do esporte. É preciso também analisar as condições climáticas já que em dias de céu nublado ou muito frio os vôos não podem acontecer. Além disso, o uso de equipamentos de segurança como o capacete, cinto e mosquetão são obrigatórios.

O vôo livre pode ser praticado sem a presença de instrutor por homens e mulheres, com mais de 18 anos, que possuam o Certificado de Piloto Desportivo que é dado pelo Departamento de Aviação Civil do Ministério da Aeronáutica. Para quem quer só ter a sensação de voar, o mais indicado é fazer um vôo duplo, onde não é necessário nenhum tipo de preparo ou técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário