segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dicas de lazer para o fim do ano: Bonito Mato Grosso do Sul

Quem chega em Bonito tem que concordar com uma coisa: bonito é pouco para adjetivar as tantas maravilhas criadas pela natureza na região. Esta tímida cidade do interior do Mato Grosso do Sul surpreende por seus rios de águas cristalinas repletos de peixes, suas grutas e cachoeiras, que atraem turistas do mundo todo.
Lugares como as Grutas do Lago Azul e do Mimoso, o Aquário Natural, os rios Sucuri, do Peixe, Formoso e da Prata, enchem de tranqüilidade aqueles que procuram paz e proporcionam emoções inesquecíveis para quem está em busca de aventuras.
Muitas das belezas de Bonito estão no seu subterrâneo. São inúmeras grutas com lagos profundos de águas cristalinas, em que experientes mergulhadores se arriscam para "desbravar" esse mundo desconhecido. Foi em Bonito, na Lagoa Misteriosa, que o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira atingiu 121m , a maior profundida subaquática registrada em cavernas brasileiras. Algumas agências oferecem mergulhos de até 20m de profundidade sem riscos, na Gruta do Mimoso. Mas atenção, o espeleomergulho é só para quem tem muita experiência e equipamento adequado.
Bonito é o lugar perfeito para quem praticar o Ecoturismo - Aquário Natural e Trilha dos Animais; Boca da Onça; Buraco das Araras; Cachoeira do Rio do Peixe; Cavalgada no Rio Sucuri, no Rio da Prata, entre outros e Turismo de Aventura - Mergulho no Rio da Prata, no Rio Formoso; Rapel; Arvorismo,; Boia-Cross.
Há diversos restaurantes que oferecem a gastronomia típica e também outros pratos para atender a todos os gostos. Os hotéis de diversas categorias e as pousadas formam a cadeia de hospedagem da região.


MATO GROSSO DO SUL É PRIVILEGIADO PELAS BELEZAS NATURAIS, UM ATRATIVO QUE O TORNA O DESTINO PERFEITO PARA OS AMANTES DO ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA.


Mato Grosso do Sul é privilegiado pelas belezas naturais, um atrativo que o torna o destino perfeito para os amantes do ecoturismo e turismo de aventura. O Estado situado no coração do Brasil, na região Centro Oeste, pode ser facilmente acessado por todos os lados. A capital,Campo Grande, está a menos de duas horas de avião dos grandes centros urbanos do país -Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro - que também são os principais portais de entrada internacional. O sul do país está ao alcance através de voos diretos que ligam Campo Grande a Foz do Iguaçu e Porto Alegre.
Sua localização contribui para o desenvolvimento econômico, pois é vizinho de grandes centros produtores e consumidores do país: Minas Gerais (leste), São Paulo (sudeste), Goiás (nordeste), Paraná (sul) e Mato Grosso (norte), além das fronteiras com os países sul-americanos Bolívia (oeste) e Paraguai (oeste e sul).
O Estado dispõe ainda da maior área com reserva subterrânea de água doce da América do Sul, o Aquífero Guarani, com 25% da reserva do país em seu território, num total de 210 mil quilômetros quadrados.

O Pantanal é uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta, sua fauna foi reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade. Com 65% da sua área em Mato Grosso do Sul é uma das maiores planícies alagáveis do mundo.
Considerado polo do ecoturismo, Bonito surpreende pelas belíssimas paisagens naturais de rios transparentes, praias de águas doces, cachoeiras, cavernas, grutas e dolinas. O município foi eleito pelo 8º ano consecutivo como melhor destino de ecoturismo do Brasil tendo o desenvolvimento alinhado à sustentabilidade local e a conservação da natureza.
Campo Grande, capital do Estado, destaca-se pelo seu desenvolvimento e crescimento econômico, com investimentos dos poderes públicos e do setor privado. A economia em plena expansão proporciona mais oportunidades de empregos, gerando renda e influenciando o consumo. Com imensa área verde, avenidas largas, rede hoteleira variada e boa infraestrutura de comércio e serviços é uma das capitais com melhor qualidade de vida. Uma cidade com cultura diversificada, cosmopolita e que contém grandes atrativos de lazer e entretenimento.
De origem e tradição agropecuária, o Estado tem na sua gastronomia uma resultante dos elementos culturais e naturais que construíram suas tradições e costumes: o churrasco com mandioca é muito apreciado, a variedade de peixes se reflete numa culinária rica e exótica para o turista, assim como o tereré (espécie de mate gelado), os doces caseiros feitos de frutas típicas da região, da influência fronteiriça, a chipa e a sopa paraguaia do Paraguai e a saltenha da Bolívia. Dentre as manifestações culturais, no artesanato, a expressão indígena é predominante com belíssimas peças rústicas e originais.
Todo esse mosaico natural e cultural que o Estado de Mato Grosso do Sul abriga nos setenta e oito Municípios está a disposição para se conhecer, desfrutar e investir.
Mato Grosso do Sul é tudo isso! Oportunidades com sombra e água fresca.
Mato Grosso do Sul possui exuberantes riquezas naturais. A fauna e flora da região são algumas de suas principais atrações. O Estado oferece inúmeras opções para o turista que ama a natureza e aventura. Seja por suas cidades ou por sua vida natural, Mato Grosso do Sul atrai e conquista todos os seus visitantes.

Confira os roteiros turísticos:

ROTEIRO PANTANAL DO RIO AQUIDAUANA

O Alto Pantanal é menos afetado pelas enchentes que outras regiões pantaneiras. Abrange os municípios de Aquidauana, Anastácio e Rio Negro e o principal atrativo é o ecoturismo, com observação da flora e fauna, trilhas, pesca e cavalgada, além da cultura pantaneira.
Como chegar: A partir de Campo Grande, são cerca de 2h30 de estrada, 125 quilômetros até Aquidauana.

ROTEIRO PANTANAL DO RIO NEGRO E REGIÃO

Esta sub-região do Pantanal entre junho a outubro fica seca. O período proporciona ao turista uma aventura na estrada boiadeira. O roteiro abrange os municípios de Aquidauana e Rio Negro somando a seus afluentes, na região da Nhecolândia. Destaque ao turismo ecológico, científico, rural, pesca e equestre.
Como chegar: Leva-se de Campo Grande a Rio Negro, aproximadamente três a seis horas de carro ou ônibus.

ROTEIRO DO PANTANAL DA NHECOLÂNDIA E VAZANTES

A região fica no coração do Pantanal Sul e possui características típicas como: corixos, baías, salinas, campos limpos, bosques e savanas, cercado de animais silvestres. Lá também é possível ver alguns ambientes bem típicos, como bosques, savanas e salinas. Os municípios que fazem parte do roteiro são: Aquidauana, Rio Negro e Corumbá.
Como chegar: São 125 quilômetros da Capital à Aquidauana, porém para chegar no coração da região, pode levar até 7h30 de estrada.

ROTEIRO PANTANAL DO MIRANDA ECOLÓGICO E RURAL

O roteiro, de características peculiares, mistura savanas, campos inundáveis, brejos e lagoas, se estende até o Rio Paraguai. É uma ótima região para o turismo rural, ecológico e científico, sendo também propício para a pesca esportiva. Abrange as cidades de Miranda e Aquidauana.
Como chegar: A partir de Campo Grande, são 3h30 de viagem por carro ou ônibus. A distância até Miranda, saindo da capital, é de 194 quilômetros. Acesso pela BR 262.

ROTEIRO PANTANAL DO ABOBRAL E ESTRADA PARQUE

Conhecida como estrada velha ou boiadeira, a Estrada Parque corta o Pantanal entre Abobral e Nhecolândia. Também dá acesso à fronteira da Bolívia, e faz parte dos municípios de Miranda e Corumbá.
Como chegar: Via carro, o trajeto dura até 5h30, saindo de Campo Grande.

ROTEIRO AGRO-TECNOLÓGICO E CIENTIFICO

O Estado é destaque no desenvolvimento de pesquisas e tecnologia de ponta, dentre eles turismo agro-tecnológico, científico e de negócios. O roteiro, entre as cidades de Campo Grande, Sidrolândia, Terenos, Aquidauana, Miranda e Corumbá, passa pelas empresas rurais que trabalham com tecnologias que desenvolvem e aprimoram a genética em bovinos.
Como chegar: Já de Campo Grande é possível começar o roteiro, que também permeia as estradas BR 262 e MS 060. Da capital até Terenos são 23 quilômetros; até Sidrolândoa, 65 quilômetros; e até Corumbá, 420 quilômetros.

ROTEIRO BONITO DAS ÁGUAS CRISTALINAS E DAS AVENTURAS

O roteiro possui muitas nascentes e grutas, que deixam o lugar propício para o ecoturismo. Destaca-se na região atividades como mergulho, trilhas, rapel, arvorismo e descida de corredeiras. Localizado na Serra da Bodoquena, a rota inclui os municípios de Jardim, Bonito e Bodoquena.
Como chegar: Para ir até Bonito, há a opção de áereo, saindo de Campo Grande, com duração de cerca de 50 minutos. Quem optar por ir de carro ou ônibus gasta três horas de viagem são 270 quilômetros de Campo Grande a Bonito.

Fonte: Adventure Sport Fair

Destinos de água doce são ótima opção para as viagens de final de ano.



Os destinos de água doce são ideais para quem planeja comemorar as festas de final de ano em grande estilo. O momento é propício para estas viagens pois, devido às chuvas de verão de dezembro e janeiro, os pontos turísticos de locais como Bonito, Pantanal e Chapada Diamantina ficam ainda mais deslumbrantes.
A cidade de Bonito é um paraíso da água doce localizado no estado do Mato Grosso do Sul. As águas cristalinas dos rios Prata, Formoso e Sucuri e a apreciação da vegetação subaquática são os principais atrativos da região. O Balneário do Sol, conjunto de piscinas naturais e cachoeiras formado às margens do Rio Formoso, e a Gruta do Lago Azul, uma escadaria de 300 degraus que leva o turista para um mergulho em um dos monumentos naturais do planeta, são alguns dos passeios imperdíveis.
Além das belezas naturais, outra maneira de aproveitar Bonito ao máximo é praticando algumas atividades do turismo de aventura. Dentre elas, destaque para o arvorismo, boia-cross, caminhada, cicloturismo, flutuação, mergulho, turismo equestre e rapel. Este último é praticado no Abismo Anhumas, um dos cartões postais da cidade.
Durante o verão, as atrações de água doce também são personagens principais na região conhecida como Pantanal Sul. As chuvas enchem os rios e inundam os campos, transformando a paisagem em uma enorme lagoa sem margens. Nesta época de cheia, navegar os rios Negro, Paraguai e Aquidauana é a melhor maneira de conhecer fauna e flora da região. As atividades do turismo de aventura oferecidas na região são: caminhada, canoagem, cavalgada, cicloturismo, observação da vida selvagem e o turismo off-road em veículos 4x4.
Situada na região central do estado da Bahia, a Chapada Diamantina é outra opção de roteiro de água doce para o final de ano. As cachoeiras do Buracão, a mais bela da região, do Mosquito, que se divide em duas duchas, e a da Fumacinha, com 100 metros de altura repartidos em três quedas d´água, dentro de um cânion muito estreito, encantam todos os visitantes.
Para os que buscam diversão nos últimos dias do ano, a caminhada, o rapel, o turismo off-road com veículos 4x4, o cicloturismo, o espeleoturismo e a flutuação são as atividades de turismo de aventura disponíveis neste paraíso chamado Chapada Diamantina.

3 comentários:

  1. Gostei das dicas. A cidade de Bonito MS é mundialmente conhecida por seus belíssimos atrativos turísticos. Sempre encontro pacotes de viagem para Bonito em https://www.agenciasucuri.com.br/Pacotes-de-Viagem-para-Bonito

    ResponderExcluir
  2. Bonito tem diversas opções de passeios e lugares encantadores para você conhecer. São passeios de contemplação ou mesmo de aventura em meio a uma natureza magnífica. A Bonito Eco Tour tem sempre os melhores pacotes para Bonito MS.
    https://bonitoecotour.com/

    ResponderExcluir